domingo, 29 de agosto de 2010

INTELIGÊNCIA.

(Rivaldo R. Ribeiro) -28/01/2007
"Reconheça, aceite e ofereça seus limites, mas também suas qualidades. E você possui muitas. Não é verdadeira humildade julgar-se humanamente mais desprovido que os outros". Michel Quoist.


"É Ele quem faz mudar os tempos e as circunstancias; é Ele quem depõe os reis e os enaltece; é Ele quem dá sabedoria aos sábios e talento aos inteligentes". (Daniel 2,21)

A teoria de que existem pessoas mais inteligentes entre umas e outras não é verdadeira, a inteligência está muito acima da nossa compreensão e é difícil de ser explicada porque é dada por Deus. Quando julgamos que uma pessoa é superior por causa da sua inteligência não estamos considerando que existe um diferencial na sua formação, na sua vida, condições familiares, econômicas, condições de saúde, portanto e um julgamento equivocado, pois nascemos todos iguais: nus e chorando, e assim continuamos por toda vida se não olharmos com convicção para o nosso interior, nossa fé espiritual e a sabedoria de cada um, seus talentos.

Poderemos ser profissionais altamente qualificados, mas isso não quer dizer que somos mais inteligentes, e sim que fomos bem programados para aquela determinada profissão. Por exemplo, se atribuirmos uma tarefa diferente da formação deste profissional, mesmo que ela seja simples na concepção de outros profissionais de outras áreas é provável que este profissional não consiga efetuar esta tarefa.

Somos providos de dons objetivos e subjetivos, o objetivo tem que dar uma olhada no subjetivo para que haja equilíbrio, para que a objetividade não transforma estas pessoas em insensíveis zumbis, desprovidos da nossa energia principal: a sabedoria. O subjetivo aparece mais entre os artistas, poetas, escritores de ficção, religiosos (vejamos as pessoas com graves problemas mentais internadas em hospícios, classificadas sem inteligência alguma, muitas delas é capaz de pintar quadros de alto valor artístico). O objetivo aparece mais entre os que são mais propícios a cálculos, a ciência, pesquisas, a lógica etc.

Entretanto não devemos esquecer de outro tipo de inteligência: a inteligência espiritual, que aumenta os horizontes das pessoas, as torna mais criativas, e manifestam a necessidade de encontrar um sentido para a vida. Hoje vivemos em uma cultura espiritualmente incapaz, perdendo o propósito na vida, perdendo razões para desenvolver valores éticos, uma cultura materialista longe da espiritualidade, longe de Deus.

Assim uma pessoa que possui a inteligência espiritual, tem a sabedoria da vida, está sempre inspirada pelo desejo de servir. É responsável por uma visão de valores mais altos, são pessoas que estão preocupadas com o meio ambiente, a comunidade, com a religião, com o pensamento em Deus e no Seu amor, sabem lidar melhor com as emoções e tem uma visão bem ampla do mundo. Quando a gente tem fé, agente vê o invisível e consegue o impossível, porque sem a supremacia do espírito o homem cega a sua inteligência, e transforma a sua liberdade em libertinagem, embrutece a sensibilidade, já não é mais homem é um animal perigoso, vejam o mundo.

Portanto o sentimento de superioridade pertence aos insensatos e estúpidos, porque quem acha que sabe tudo, não sabe nada, esqueceu-se do por quê e da busca.


Adolfo Hitler acreditava que iria dominar o mundo, não dominou. Cristo refez o homem com sua humildade e espiritualidade, São Francisco de Assis no inicio era considerado louco, e hoje todos nós o amamos pela sua extraordinária lição da perfeita alegria através da Fé, qualquer pessoa é muito inteligente com os dons e talentos que Deus lhe deu que são atribuídos a todos sem distinção, nem mais, nem menos (Mateus 25,14), pode ser que você esta fora de seu contexto profissional, isto não quer dizer que você é pouco inteligente, não se deixe dominar pelas mentiras das inteligências artificiais, procure desenvolver a sua inteligência espiritual, ela vai te ajudar a olhar para dentro de si mesmo e a ver o mundo de forma diferente, mostrar um caminho sólido baseado na verdade, perseverando sempre em busca dos seus sonhos, não deixe que sua vida seja semelhante ao um lago sujo de algas e poluição, onde a luz do Sol não possa entrar...
Postar um comentário