terça-feira, 26 de março de 2013

As formigas são traiçoeiras e corruptas, diz estudo.Vocês conhecem uma sociedade parecida?

(Rivaldo R. Ribeiro-José Bonifácio-SP)

Eu fui criado na zona rural e tinha um verdadeiro fascínio pelas formigas.

Sempre acompanhava seus movimentos em filas indiana, na busca de alimentos ou mudando de endereço.

E muitas vezes elas travavam verdadeiras guerras entre outras espécies de formigas, eram batalhas violentas que deixavam muitas mutiladas, sem pernas, sem cabeça, e no final era um verdadeiro amontoado de formigas feridas, muitas delas sendo levadas pelas inimigas provavelmente para servirem de alimentos aos filhotes. Portanto elas são canibais.

Mas entre a mesma espécie, eu nunca tinha ouvido ou visto que seriam desonestas dentro da sua própria comunidade. Contudo em sempre notava uma semelhança com a sociedade humana, mas as admirava considerando melhores do que nós, porque são prestativas, companheiras, ordeiras, suas funções são bem distribuídas, não são egoístas, enfim uma verdadeira sociedade utópica de colaboração umas com as outras.

Eu qualificava os formigueiros como cidades ou países, colocando nome em cada um que encontrava pelo quintal. E isso nos ajudava em geografia, pois os nomes escolhidos encontravam-mos no mapa do livro escolar.

Minha irmã mais nova também tinha suas cidades de formigas, que muitas vezes nas nossas brincadeiras de criança fustigava-mos os formigueiros para provocar guerras entre elas, que no final terminava em desentendimentos entre eu e minha irmã, e nossa mãe atuava como juiz para resolver nossas pendências, quando a conversava não resolvia os chinelos entravam em ação...

Enquanto isso nossas amigas travavam verdadeiras carnificinas numa guerra que foi provocada por duas crianças.

Assim eu sempre soube que havia uma grande semelhança entre os seres humanos e as formigas, e agora os cientistas vem com essa: que elas são traiçoeiras e corruptas, vocês conhecem uma sociedade parecida? ...

Leia mais:  http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/03/080313_formigasegoistas.shtml



Postar um comentário